Friday, February 4, 2011

DAS TENTAÇÕES ECFRÁSTICAS - ANGELIKA KAUFMANN, ARIADNE ABANDONADA



"Vede em mim funesto exemplo,
Vós, que amores loucos seguis;
Penei séculos inteiros,
Pouco tempo fui feliz.

Belos astros do meu fado,
Dois olhos meigos, gentis,
Já para mim não fulguram,
Pouco tempo fui feliz.

Enquanto, amor, em tuas aras
Curvei humilde a cerviz,
Fui constante o meu tormento,
Pouco tempo fui feliz.

Venturoso o que seus ferros
Não conhece, não maldiz;
Mostrou-me razão cruel,
Pouco tempo fui feliz.

Prazeres de fantasia,
Ah, nem vós já me iludis;
'Té mesmo o meu delírio
Pouco tempo fui feliz.

Breve espaço a flor mimosa
Conserva o lindo matiz;
Foi com ele a minha glória,
Pouco tempo fui feliz."


Almeida Garrett, Poesias Dispersas, Lisboa: Editorial Estampa, 1985, pp. 63-64.

No comments: